sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Condutores devem ficar atentos ao licenciamento de 2012

Na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, tem início o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Anual de 2012, com os veículos de placa final 1. Caso o Documento Único de Arrecadação (DUA), guia onde constam todos os débitos do exercício, não chegue na residência do proprietário, é necessário retirar o documento no site do Detran/SE em qualquer unidade de atendimento do órgão.

As pessoas que mudaram de endereço precisam regularizar imediatamente o cadastro no Detran. É preciso ficar atento ao dia de vencimento da placa, pois o pagamento do licenciamento em dia garante um desconto de 10% no IPVA, valor que já vem descontado no DUA. Ou seja, a quitação do débito após o prazo final implica no acréscimo de uma multa por licenciamento vencido no valor de R$ 48.

A previsão do Detran é que, de 15 a 20 dias após o pagamento do licenciamento em qualquer agência do Banese, os clientes que receberam o DUA em casa comecem a receber em suas residências o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso isso não ocorra, os proprietários podem se dirigir a qualquer unidade de atendimento do órgão portando o comprovante de pagamento e a carteira de identidade para emitir a segunda via do documento.

Manter o licenciamento em dia garante ao condutor do veículo circular livremente em Sergipe e em outros estados. Não pagar o licenciamento é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Artigo 230, inciso V. Além de pagar multa, o proprietário também recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo é ainda apreendido e ficará sob a custódia do Detran, podendo ser levado a leilão público caso a situação não seja regularizada

Calendário do Licenciamento 2012

Acompanhe o calendário de pagamento do licenciamento e IPVA 2012, de acordo com a dezena final da placa do seu veículo.
Fevereiro
Final de Placa
Dia
01
06
11
07
21
08
31
09
41
13
51
14
61
15
71
16
81
27
91
28
Março
Final de Placa
Dia
02
05
12
06
22
07
32
08
42
12
52
13
62
14
72
15
82
19
92
20
Abril
Final de Placa
Dia
03
09
13
10
23
11
33
12
43
16
53
17
63
18
73
19
83
23
93
24
Maio
Final de Placa
Dia
04
07
14
08
24
09
34
10
44
14
54
15
64
16
74
17
84
21
94
22
Junho
Final de Placa
Dia
05
04
15
05
25
06
35
11
45
12
55
13
65
14
75
18
85
19
95
20
Julho
Final de Placa
Dia
06
09
16
10
26
11
36
12
46
16
56
17
66
18
76
19
86
23
96
24
Agosto
Final de Placa
Dia
07
06
17
07
27
08
37
09
47
13
57
14
67
15
77
16
87
20
97
21
Setembro
Final de Placa
Dia
08
05
18
06
28
10
38
11
48
12
58
13
68
17
78
18
88
19
98
20
Outubro
Final de Placa
Dia
09
08
19
09
29
10
39
11
49
15
59
16
69
17
79
18
89
22
99
23
Novembro
Final de Placa
Dia
00
05
10
06
20
07
30
08
40
12
50
13
60
14
70
15
80
19
90
20

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Dicas Para Alongamento Para Motociclistas:

É comum ver motociclista no farol se esticando todo, sentindo-se incomodado. Existem formas de evitar o desgaste do corpo e nunca é tarde para fazer alongamentos e exercícios físicos.
O primeiro passo é começar a fazer um alongamento básico, que seria da parte dos músculos das cervicais, do antebraço e do pé.

Para isso, não gastaremos mais do que cinco minutos. Um curto tempo que vai trazer um grande benefício para o corpo. Dá para fazer sozinho, se quiser até em cima da motocicleta, mas o ideal é fora dela.

Fique tranqüilo relaxe os músculos e comece tranqüilamente, sem forçar ou sair de seus limites.
Outra dica é para a garupa, que apesar de não participar diretamente da pilotagem, deve fazer um alongamento para evitar desconforto, já que passa o trajeto inteiro na mesma posição.

Siga as instruções abaixo e depois vá curtir a sua moto.

SEGURANÇA BÁSICA

SEGURANÇA BÁSICA
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar. 2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite. Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam. 3. Concentração é fundamental. A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista. Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool. 4. Pilote de forma defensiva. A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros. 5. Conheça as ameaças mais comuns. Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra. Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio). 6. Desenvolva o autocontrole. Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades. 7. Identifique as armadilhas do solo. Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel. Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem). 8. Viajar à noite, não. Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite. 9. Olhe para a frente. De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente. 10. Assaltos, um perigo a mais. Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas. Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto. Pensamento positivo Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!” De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza. O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.

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